Buscar
  • Diego Mota

Por que criar um Logotipo?


Afinal, por que eu devo criar um logotipo para minha empresa?



Esta é uma pergunta que todos os empreendedores que estão iniciando um novo negócio fazem para si mesmos. Muitas vezes o logo é deixado de lado, sem receber muita importância, porém, ele é essencial para toda empresa, pois traz uma credibilidade maior para os clientes e fica mais fácil de a pessoa lembrar que fez um serviço ou comprou algo em determinado local.


O logo é uma representação visual ou gráfica que identifica uma marca ou empresa. Ele tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes, criando uma ligação com os consumidores e potenciais consumidores. Mas não basta ser visualmente agradável, o logotipo tem que significar alguma coisa, por isso, a criatividade é essencial, e as cores, formas e letras introduzidas no logo devem ser cuidadosamente analisadas e inseridas para que sejam bem vistas pelo público-alvo da empresa.


Todos nós temos o registro único (RG, CPF, etc.) e ninguém pode ter um registro igual, com isso, quando pesquisamos a pessoa através do seu registro, logo identificamos quem é a pessoa, o que faz, etc. Da mesma forma que acontece em nossa vida pessoal, também deve ser na vida empresarial. Além da empresa possuir os registros obrigatórios pela lei, é de suma importância ter a sua identidade visual, pois é o que mais ficará marcado na memória do cliente.


Existem vários logotipos ou logomarcas que são conhecidos mundialmente, por exemplo: Coca-Cola, Nike, Toyota, McDonalds, etc. Observe que apenas ao ver aquela “vírgula” já identificamos que se trata da empresa Nike ou quando vemos aquele “M” sabemos que se refere ao McDonalds. Existem também vários formatos de logos, logotipos e logomarcas. Aí você pode se perguntar: “Mas qual a diferença? Não são a mesma coisa?” Vejamos então a diferença.


A palavra logo tem origem no grego “logos” e significa: palavra, tratado, conceito, estudo. Já “typos”, quer dizer símbolo ou figura. Assim, a palavra logotipo quer dizer “símbolo visível de um conceito”. Alguns filósofos gregos deram sentindo mais amplo à palavra, como Heráclito, que a definiu como razão, capacidade de racionalização individual. Segundo Sócrates, significa: conversa, palavra, significado. Segundo o site dicitionary.com, “logo” é “Um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto.”


Já o logotipo, tem duas definições, ou seja, geralmente é um grupo de palavras fundidas em um bloco para facilitar a composição tipográfica, representação gráfica e comercial de uma marca, instituição, organização, etc. Por exemplo, quando você vai ao supermercado e quer encontrar um pacote de arroz de uma marca específica, você procura pelo logotipo da empresa. Através da marca sabemos se o produto é de boa qualidade ou não por já ter comprado ou ouvido alguém falar sobre a marca.


Existem três tipos diferentes de logotipos, que são:

Tipográficos: São os logotipos na qual só encontramos as letras.

Simbólicos: Quando juntamente com o nome da marca, existe um símbolo.

Integrados: Uma união entre os tipográficos e os simbólicos.


E logomarca? A maioria dos profissionais da área preferem não utilizar esta palavra, pois de acordo com seu significado acaba sendo uma redundância. Como vimos anteriormente, a palavra “logo” vem do grego “logos” e significa “conceito”, “significado”. A palavra “marca” tem sua origem no alemão “markas” e pode ser traduzida como “significado”. Então, logomarca seria o “significado do significado”, ou seja, uma redundância. Porém, hoje em dia esse termo é muito utilizado, sendo compreendido e aceito por muitos.


Enfim, ter um logo ajuda a melhorar a percepção que as pessoas e o próprio mercado têm da sua empresa, destacando-a perante os concorrentes. Ele traz 4 aspectos importantes para a empresa: Credibilidade, Investimento, Memorização do público e Diferenciação no mercado. Tenha em mente que ao criar um bom logo, que traduza o espírito do seu negócio e do seu produto, pode fazer com que ele seja melhor avaliado perante os concorrentes. Por isso, ter uma marca de confiança pode ser um diferencial de mercado.


#dicasdeblog #logotipo #dicasd9

32 visualizações

COPYRIGHT © 2020 - Desenvolvido por D9 Publicidade | Marketing e Comunicação Digital

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram